Bolor e mofo dentro de casa: precisamos estar atentos!

Bolor e mofo dentro de casa: precisamos estar atentos!

Nesta época do ano, precisamos estar atentos: bolor e mofo são facilmente encontrados em casa durante o inverno, pois crescem melhor em ambientes quentes, úmidos e mais escuros, e podem causar doenças.

O que é mofo e bolor causado pela umidade do ar, nas paredes, por exemplo?
O bolor ou mofo é um nome comum dado a fungos que não formam estruturas semelhantes a cogumelos. Eles vivem principalmente em lugares úmidos e escuros.

Quando fala-se bolor, refere-se ao estágio inicial do fungo e, quando fala-se mofo, mais avancado. Entao, na forma mais inicial (bolor), é mais fácil de remover porque ainda não penetrou nos tecidos, que podem ser couro, madeira, papel e vários outros materiais. Já na forma mais avançada de proliferação ( mofo) estes mofos penetram nas fibras do material em questão, formando pontos pretos de remoção mais dificil. Se a remoção não for completa, pode levar ao seu reaparecimento.

Assim, o crescimento de fungos é geralmente perceptível – comumente é visto como uma camada verde-acinzentada e produz um odor característico. Então, em paredes, sofás, roupas, livros, CDs e até brinquedos, pode haver a proliferação destes fungos, que crescem e se desenvolvem de maneira lenta e vão digerindo o material.

Bolor e mofo dentro de casa:

Esporos de mofo, invisíveis a olho nu, podem ser encontrados em todos os lugares, tanto interiores como exteriores. Estes esporos entram na casa através do ar ou depois de se fixarem a objetos ou pessoas. Janelas, portas e sistemas de ventilação são todos vias de entrada dos esporos. Roupas, sapatos e até animais de estimação também podem propiciar a chegada de mofo. Mas o mofo só vai se desenvolver se os seus esporos pousarem em algum lugar que tem as condições ideais para o cultivo – lugares com umidade excessiva, pouco luminosidade e em material com suprimento de nutrientes adequados. Se isso não acontecer, o mofo normalmente não causará nenhum tipo de problema.

Os mofos mais comuns dentro de casa são:

Alternaria sp – encontrado em lugares úmidos dentro de casa, tais como chuveiros ou em pias com vazamentos;

Aspergillus sp – freqüentemente encontrados dentro de casa na poeira, alimentos em pó e materiais da construção, como drywall;

Cladosporium sp – capazes de crescer tanto em áreas frias como quentes. É normalmente encontrado em tecidos e superfícies de madeira;

Penicillium sp – normalmente encontrados em materiais que foram danificados pela água e muitas vezes tem uma aparência azul ou verde.

Quais as doenças ou alergias que esses fungos podem causar? Pode causar doenças mais complicadas? E levar a óbito?

O mofo produz substâncias que podem ser prejudiciais à saúde. Alérgenos, irritantes e micotoxinas – substâncias potencialmente tóxicas – afetam os indivíduos particularmente sensíveis. A exposição a fungos pode irritar os olhos, pulmões, nariz, pele e garganta das pessoas, mesmo sem elas serem alérgicas. Já quem é alérgico, pode ter sintomas de conjuntivite, asma e ou rinite ao contato com o fungo (ex: coriza, coceira nos olhos, nariz, garganta, espirros, falta de ar, tosse, chio no peito). Além de o mofo causar sintomas em quem é alérgico a eles, pode exacerbar os sintomas de outra causa alérgica (por exemplo, quem é alérgico a ácaros) e pode causar doenças em pessoas que apresentam outras doenças respiratórias, especialmente se crônicas ou, ainda, se apresentam imunidade baixa. Dependendo do tipo de fungo e da predisposição do indivíduo, pode até mesmo levar a complicações fatais. Um exemplo é uma doença chamada “aspergilose broncopulmonar”, causada pela inalação de esporos de fungos do gênero Aspergillus. Embora não seja uma doença comum, é importante saber que fungos comumente encontrados em casa, como o próprio Aspergillus sp, podem causar esta ou outras doenças pulmonares graves em indivíduos suscetíveis.

A necessidade de se livrar de mofo da casa é muito maior se a saúde dos habitantes já estiver de alguma forma afetada por doenças alérgicas, pulmonares crônicas ou comprometimento do sistema imunológico, mas aconselha-se que as pessoas saudáveis também devam se precaver. Por isso é recomendado que a proliferação de mofo dentro de casa deve ser imediatamente tratada.

Como acabar ou evitar o mofo dentro de casa?

“O controle da umidade é o fator mais importante para a prevenção dentro de casa”: é importante agir rapidamente no caso de vazamentos ou alagamentos e secar as áreas dentro das primeiras 48 horas para assegurar que o mofo não irá se desenvolver. O nível de umidade dentro de casa é outro fator importante, embora possa não ser imediatamente percebido. Condensação nas janelas é um sinal de que a umidade está alta dentro de um cômodo. Arejar o ambiente: aumentar a ventilação abrindo janelas ou usando um exaustor reduz o nível de umidade no ar. A umidade também pode ser reduzida em ambientes específicos como armários. Produtos “dessecantes” podem ser utilizados, como pacotes de gel de sílica, cal, pacote de giz pendurado no armário, bicarbonato de sódio, entre outros. Sempre que possível, deixe a luz do sol entrar nos cômodos, abrindo portas de armários por algumas horas todos os dias.

“Elimine o mofo” com produtos comerciais ou com sabão e água ou ainda uma solução de água sanitária fortemente diluída. Sempre seque os locais que foram limpos cuidadosamente para evitar mofo de voltar a aparecer. Desconfie de materiais porosos que foram afetados por fungos, como tecido, papel ou madeira. O mofo pode se infiltrar nesses materiais e, em muitos casos, pode ser melhor livrar-se de objetos que foram afetados. As manchas de mofo que são maiores do que um metro quadrado podem ser mais bem resolvidas por profissionais especialistas de limpeza.

As manchas de mofo podem não são prejudiciais a todos, mas não há nada como um ambiente limpo, arejado e seco para evitar problemas de saúde.
Se você suspeita que você ou sua família esteja tendo problemas de saúde com o mofo, é recomendável que você procure um médico.

Post Anterior
Próximo Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 11 =