O Brasil vai às ruas

O Brasil vai às ruas

As manifestações do dia 13 de março de 2016 serão, sem dúvidas, históricas. Um momento em que os brasileiros se unirão, mais uma vez, para mandar sua mensagem contra a corrupção e incompetência que assolou o governo federal e que tem afundado o país em sua pior crise econômica e de confiança. É mais um passo em direção da reconstrução do Brasil.

O Brasil vai às ruas porque sabe que a reconstrução que o país precisa exige trabalhar uma agenda longe do modelo petista de populismo e irresponsabilidade fiscal, que visa apenas se manter no poder. O atual governo federal destruiu conquistas passadas e enquanto estiverem no poder irão inviabilizar um futuro de desenvolvimento.

O modelo petista acabou com a economia brasileira e fez o Produto Interno Bruto (PIB) encolher 3,8% em 2015, o pior resultado desde a era Collor. Além disso, ressuscitou a inflação, reduziu a renda das famílias e alcançou índices recordes de desemprego: 1,5 milhão de trabalhadores foram demitidos apenas em 2015. A expectativa para esse ano é que mais 700 mil fiquem desempregados. Responsável por tudo isso e sem apresentar nenhum plano para melhorar o cenário, o governo federal se tornou o maior problema do nosso país.

No discurso petista, que busca apenas incentivar a violência de seus militantes contra quem questiona a sua agenda de poder, toda crítica e investigações que acontecem contra eles é devido à perseguição das elites. Para eles, todos os atos ilícitos que realizaram são justificáveis (ou sequer consideram ilícitos), pois os mantiveram no poder. Pouco importa se isso prejudica milhões de pessoas e não faz o Brasil progredir.

Porém a população já está cansada da impunidade e a Lava Jato tem mostrado que existe esperança. No último mês a prisão do marqueteiro João Santana mostrou que a investigação avança a passos largos contra os desvios promovidos pelo PT para abastecer a campanha presidencial de Dilma. Muito mais do que meras delações ou acusações vazias, as investigações encontraram provas suficientes de utilização de dinheiro sujo.

Finalmente, na semana passada, o que era impossível de acontecer para muitos finalmente se tornou realidade e a Lava Jato alcançou Lula. Após prestar depoimento e atolado em escândalos que vão desde o triplex do Guarujá até o sítio de Atibaia, o ex-presidente ainda tentou debochar dos brasileiros ao dizer que bastava convidá-lo que ele iria depor – mesmo tendo dito para a Polícia Federal que só sairia do apartamento algemado. A soberba continua lá, mas a cada dia enxergam o cerco se fechar ainda mais.

Observamos a era do PT chegar ao fim de maneira melancólica, tentando arrastar tudo e todos no mar de lama que construíram. Ficarão marcados na história como aqueles que assumiram o país em crescimento e o deixaram no abismo. No dia 13 de março todos iremos ajudar a reconstruir o Brasil, exigindo mudanças em busca de uma agenda de país para trazer novamente o desenvolvimento social e econômico aos brasileiros.

Marcello Richa é presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR)

Post Anterior
Próximo Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − onze =