ANA GODOY Artista plástica criadora da escultura – MELHORES DO ANO 2022

Bacharelada em Escultura e Pós-graduada  em História da Arte – EMBAP  , Ana Godoy desenvolve inúmeras atividades ligadas à produção artística e pesquisas em arte, especialmente direcionadas ao tridimensional.

Durante anos, Ana Godoy  voltou-se ao domínio da técnica e à pesquisa da expressividade nos mais variados materiais, focando-se, contudo, na fundição em metais, bronze, ferro e alumínio em  várias técnicas de modelagem.

 A fundição em resina também ocupa espaço significativo em sua produção, pela versatilidade de efeitos visuais que proporciona.  Suas obra busca dentro dos entes sociológicos o conteúdo intrínseco que expressa o cotidiano contextualizado.

“ Na obra de arte do troféu MELHORES DO ANO 2022 ,  desenvolvi  na   modelagem da peça com argila , resina e pó de mármore em  pintura cromada ,   na escultura  de um barco a vela  e na parte inferior compõem se em alto relevo por figuras da nossa flora como a araucária , símbolo do nosso Paraná e também o  arquitetônico evolutivo desde as casas até os edifícios do bairro Batel representando a capital paranaense” , informou a artista

Na versatilidade da peça Ana pensou que ela  pode servir  também como  uma luminária , se incluir embaixo  do troféu  uma simples lâmpada a bateria vai iluminar a peça radiantemente .

Ana Godoy desde o início de sua formação, sempre se preocupou com a divulgação e o reconhecimento do artista, participando ativamente de salões e inúmeras exposições de arte, individuais e coletivas. Prestigia e acredita ser de fundamental importância os incentivos culturais dados pelos órgãos públicos, como secretarias de cultura e leis de incentivo e fomento às artes, participando e divulgando esses eventos sempre que possível. Quanto mais a arte chegar próxima aos seus contemporâneos, mais se realiza o fim à que se destina.

O mundo dá muitas voltas e o que se iniciou na infância como um genuíno encantamento por desenhos, pinturas e esculturas que chegavam a seus olhos, se transformou muitos anos depois na mais consistente escolha profissional de sua vida. Nesse meio tempo, formou-se em magistério, por sentir grande satisfação em ensinar e compartilhar conhecimentos e descobertas. Alguns anos mais de estudo de economia na FAE e Contabilidade na UFPR, reforçados pela prática profissional em instituições financeiras. No entanto, o apelo pelas artes continuava latente, chamando a cada visita à museus, à cada vista de monumentos urbanos, à cada encontro com as artes visuais propiciado pela mídia. E como era inevitável um abandono e um reencontro, aos 33 anos começou tudo de novo, novos horizontes, novas perspectivas, e muito sonho. Retornou à faculdade, desta vez de Escultura, na EMBAP, onde conheceu inúmeros professores e artistas e com eles incontáveis motivos para inspiração. A partir de 2005 começou a frequentar o ateliê de escultura do CCC-Centro de Criatividade de Curitiba e atenta à prática artística do escultor Elvo Benito Damo e da ceramista Maria Helena Saparolli aprimorou seus conhecimentos e sua produção artística. Atualmente desenvolve inúmeras atividades ligadas à produção artística e pesquisas em arte, especialmente direcionadas ao tridimensional.

Pode-se perceber que a produção escultórica que realiza possui alguns aspectos essenciais: a figuração, o conteúdo sociológico e a materialidade. Sendo assim, sua obra busca dentro dos entes sociológicos o conteúdo intrínseco que expressa o cotidiano contextualizado.

Nas palavras da artista, “trago toda a historicidade expressa dentro do conteúdo abordado, e os problemas sociais afloram de forma lúdica, atraente e hipnotizante, porém imanentes à obra, subjacentes, como uma entrelinha que espera para ser “lida”.O trabalho está intimamente ligado à pesquisa de materiais e de técnicas, buscando as melhores formas de expressar o conteúdo buscado. O material é essencial, pela expressividade que detém, pela transmissão do processo de trabalho, do tempo e da própria falibilidade do material. Finaliza a escultora Ana Godoy

Post Anterior
Próximo Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =