Imóveis e blockchain: A tecnologia para transformar o mercado imobiliário

 É um erro presumir que a tecnologia Blockchain só é adequada para vender criptomoedas, embora tenha sido assim que tudo começou. Na verdade, o blockchain é um banco de dados distribuído em milhares de computadores de diferentes usuários. Cada bloco de informação é criptografado com uma chave, o que significa que é quase impossível hackear, falsificar ou alterar os dados.

A tokenização tem potencial para revolucionar as transações de fundos imobiliários e pode fornecer acesso rápido e líquido aos mercados privados no futuro. A tokenização se refere especificamente à criação de contratos digitais mantidos em sistemas de blockchain e que sustentam ativos do mundo real, como propriedades imobiliárias e ações de uma empresa.

Simplificando, o blockchain no mercado imobiliário permite eliminar o envolvimento de terceiros na transação, mas ao mesmo tempo tenha uma sensação de segurança na mesma transferência de fundos. Por exemplo, digamos que você queira comprar um apartamento. Para ter certeza de que você não será enganado ao transferir dinheiro, você os entrega ao banco e eles permanecem lá até que o vendedor lhe dê o título. Ao mesmo tempo, você se sente desconfortável: “mas vai acontecer alguma coisa com o banco enquanto você estiver lidando com os documentos? ” O vendedor não está menos preocupado: “Todo o dinheiro será transferido e com que rapidez?”

Com o blockchain, essas questões são excluídas. Tudo é rápido, seguro e, o mais importante, transparente. Você não tem mais a oportunidade de ficar sem dinheiro e sem um apartamento. Você envia dinheiro para o vendedor, os dados da transação são criptografados e transmitidos aos participantes do blockchain. Após a sua confirmação, a transação é guardada na base de dados e o dinheiro é transferido para o destinatário, obviamente, depois de cumpridas as condições do chamado smart contract. Os dados de transações aparecerão em milhares de computadores em todo o mundo e as informações sobre a transferência de propriedade podem ser confirmadas a qualquer momento.

Assim, o sistema diminui o trabalho de advogados, corretores de imóveis e eventualmente até de notários.

Benefícios do Blockchain no mercado imobiliário:

1. Devida diligência e avaliação financeira.

Ao fechar um negócio de venda ou aluguel de um imóvel, as pessoas tendem a trabalhar com parceiros confiáveis. Se agora a verificação de potenciais parceiros é realizada principalmente manualmente — dados e históricos financeiros são coletados, informações são analisadas em fontes abertas. Na reunião com as partes envolvidas, você pode avaliar os documentos de identificação e certidões. Tudo isso leva muito tempo, dinheiro e é muito subjetivo. O Blockchain lança esse processo online usando IDs digitais, o que é seguro, rápido, barato e praticamente elimina o erro humano. Cada participante da transação: comprador, corretor de imóveis, vendedor, banco e assim por diante, possui seu próprio ID digital. Todos podem enviar e assinar a “papelada” usando contatos inteligentes verificados pelo blockchain. Ao mesmo tempo, ficam à disposição de cada participante informações sobre o andamento da operação e quais etapas já foram realizadas. Ao contrário de um documento em papel, um “contrato inteligente” por si só monitora o cumprimento de todas as condições e, no momento certo, transfere o pagamento do comprador para o vendedor. Além disso, qualquer participante do mercado tem a oportunidade de verificar o estado atual e o histórico de todas as transações de contrato usando um número de contato inteligente exclusivo no blockchain. Ao mesmo tempo, os membros podem permanecer anônimos.

2. Pesquisa de propriedades.

Hoje, corretores, vendedores, compradores e agentes imobiliários trabalham de acordo com o cenário, quando os dados e listas de imóveis disponíveis são armazenados em plataformas diferentes. As desvantagens desse método é que as plataformas cobram sua própria comissão para acessar seu banco de dados e, em segundo lugar, carecem de um único padrão e sincronização, ou seja, as informações sobre um imóvel podem estar imprecisas, incompletas e totalmente desatualizadas. O Blockchain permite que os corretores armazenem dados em um banco de dados descentralizado, o que significa que terceiros não poderão fazer suas próprias alterações nos dados. Os participantes do mercado se beneficiarão de informações mais confiáveis a um custo relativamente baixo ou mesmo gratuitamente.

3. Gestão unificada dos processos do mercado imobiliário:

Um dos grandes problemas no processo de trabalhar com imóveis é a utilização de vários programas, plataformas para cada etapa da transação (busca de objetos, verificação de parceiros, celebração de contratos, etc.). Esses programas não se integram bem uns com os outros, e muitos processos geralmente ocorrem em um formato offline e, mesmo se disponíveis para um participante, o outro pode ficar completamente no escuro. Um único aplicativo descentralizado resolve esse problema. Todo o processo, desde a assinatura do leasing até o gerenciamento dos fluxos de caixa, pode ser feito de maneira segura e transparente usando contratos inteligentes baseados em blockchain. Por exemplo, o locador e o locatário assinam um contrato eletrônico inteligente, incluindo o custo das instalações, a frequência dos pagamentos, o prazo do aluguel, a descrição da propriedade e os detalhes dos participantes. Com base neste acordo, você pode iniciar automaticamente os pagamentos para ambos os participantes.

4. Investimento acessível:

Até recentemente, investir em imóveis era quase que exclusivo a indivíduos que possuem muito capital e que podem adquirir ativos imobiliários de alto valor e pagar por serviços caros de intermediários. O Blockchain permite que você reduza significativamente o limite para entrar no círculo de investidores por meio de crowdfunding e tokenização. O proprietário dos ativos imobiliários pode oferecer no mercado tokens (moedas) digitais, que são a sua quota-parte de propriedade. Ao mesmo tempo, não há restrições sobre quantos tokens para dividir um objeto ou não há custo mínimo de um token. E essa é uma grande vantagem do blockchain em relação aos fundos de investimento imobiliário, onde o limite de entrada é mais alto e o comprados não escolhe o ativo no qual vai investir.

Com o uso da tecnologia blockchain, cada investimento pode ser rastreado. Este é um grande salto no desenvolvimento do mercado imobiliário de “micro-investimentos”. Hoje você pode encontrar diversas plataformas para esse tipo de investimento, mas a maioria delas ainda está em fase de desenvolvimento.

Já estão sendo emitidos títulos hipotecários digitais, que podem ser posteriormente adquiridos por bancos e investidores privados.

É claro que a tecnologia blockchain no setor imobiliário está apenas dando seus primeiros passos. Ainda há muitas questões relacionadas à padronização de processos, regulamentação legislativa e regras de uso. Por exemplo, cada um de nós tem o direito de excluir dados pessoais se não forem mais necessários, mas no caso do blockchain isso não é possível, pois todas as transações definitivas e imutáveis. Se isso for possível, então a segurança e a proteção de dados, e esta é uma das principais vantagens dessa tecnologia, se tornarão questionáveis.

Para o rápido desenvolvimento do blockchain no mercado imobiliário, advogados, engenheiros, programadores e os próprios consumidores devem encontrar uma solução. No entanto, a julgar pela dinâmica de desenvolvimento e as claras vantagens do blockchain, muito em breve chegaremos a ela.

DIOGO F. NAZÁRIO — DIOGO F. NAZÁRIO, advogado, CEO da Jorge Fayad Nazário Advogados e especialista em responsabilidade civil e direito digital.

MARLON KLEIN — Fundador e CEO da Conta Rico, apaixonado por inovação e tecnologia, formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pampa. Desde 2018, vem se dedicando a explorar as oportunidades oferecidas pela tecnologia blockchain.

Post Anterior
Próximo Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + vinte =