ARTE E PSICANÁLISE

Freud percebeu a relação entre o artista e o psicanalista, nesse sentido expôs que ambos trabalham sobre a mesma estrutura de linguagem do inconsciente, a única diferença é que o psicanalista utiliza a análise para se chegar a cura e o artista sua obra.

(Mensagem do Livro 150 Frases de Artistas autora Bianca Chromiec)

Nem toda pessoa é artista. Mas todos temos a possibilidade em algum momento da vida, de se encontrar como artista, de se conhecer, descobrir sua arte e criar a própria história. Você possui algo especial, sua essência está nos traços que ainda não foram desenhados, expostos, ou falados. Para Freud a psicanálise se refere às manifestações artísticas como uma forma de sublimação, um mecanismo de defesa no qual desejos e/ou idealizações inaceitáveis são transformados em ações e comportamentos socialmente aceitos. Uma espécie de mudança de objetivo da pulsão sexual para atividades muitas vezes nobres e belas.As principais atividades sublimadas estão relacionadas com afazeres artísticos, intelectuais e esportes. Em simples palavras, seria como se convertêssemos uma energia (interessante ao sujeito) em outra (interessante à sociedade).

Como identificar se a atividade que desenvolvo é sublimada?

Através das sessões de psicanálise é possível identificar uma determinada atividade sublimada. Isso porque existem situações subjetivas e particulares que deverão ser levadas em consideração, inclusive situações imperceptíveis e/ou relatadas com pouca relevância para o analista.

Profissões podem esconder desejos sublimados?

Sim, no desenvolver intelectual independente da área exercida. Por exemplo: Um advogado (a) pode esconder um desejo sublimado de algo, no entanto, transforma a pulsão em algo produtivo.

Sou artista, posso identificar uma atividade sublimada de acordo com meus desenhos, esculturas e pinturas?

O simbolismo para Freud, deve exercer um papel secundário e de apoio, visto que é utilizado a interpretação por associação livre como fator primordial, ou seja, o significado de um desenho como uma flor para uma pessoa, é diferente do significado de flor para outra, principalmente se levarmos em consideração a vivência individual e experiências da infância até a vida adulta de cada indivíduo. Cada arte segue um sentido particular, nesse aspecto deve-se fazer uma análise para identificar o real desejo sublimado.

Bianca Chromiec é escritora e psicanalista, entrevistou mais de 150 artistas para a produção de um livro que conta com a presença de Luiz Cláudio considerado um dos maiores compositores do Brasil com sucessos gravados por Bruno e Marrone, Zezé di Camargo e Luciano, Alexandre Pires, Sorriso Maroto, e outros cantores de sucesso. O livro da autora também dispõe da participação do artista plástico Paulo Ricardo Campos, que possui dois títulos de Comendador pela ONU, três de Imortalidade Acadêmica e foi 1° Lugar no Best os Salon – Dubai 2022.

Post Anterior
Próximo Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 15 =