Paraná registra média de 7 acidentes com bicicleta por dia

Paraná registra média de 7 acidentes com bicicleta por dia

Todos os dias, pelo menos sete acidentes envolvendo bicicletas são registrados no Paraná. A estimativa é do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), que considera os números registrados pelas Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, Polícia Militar e prefeituras, no período de 2009 a 2014.

Segundo o Detran, são cerca de 74 ciclistas mortos por ano e, em média, 2.119 feridos anualmente no Estado. Por isso, eles são tema da campanha “31 Dias para mudar o trânsito”, dentro das ações do Governo do Paraná para o Maio Amarelo.

Nesta quinta-feira (5), o site www.detran.gov.br/maioamarelo exibe um depoimento inspirado em fatos reais sobre os perigos de andar de bicicleta a noite, sem o uso de equipamentos de segurança como farol, lanterna e faixas refletivas.

EXPERIÊNCIA: A autarquia procurou quem já pedala a noite para dividir experiências e orientações aos demais ciclistas. Como a administradora Maria de Lourdes Molina, de 56 anos, que há quatro anos usa a bike no período noturno. Para se sentir mais tranquila, ela conta que dá preferência por andar em grupo e não dispensa os equipamentos luminosos.

“Andamos juntos, pelo menos em 4 pessoas, temos uma rota pré-determinada e, quando não há ciclovia, optamos pelo trajeto com menor trânsito de carros, nunca andando na contramão”, conta ela.

“Andando em grupo a gente fica mais visível para os motoristas. Mas em grupo, ou sozinho, sempre respeitamos o sentido da via e usamos equipamentos de segurança”, completa Roberto Paula Moreira, de 54 anos. Ele lembra ainda que o motorista deve sempre respeitar o ciclista e manter 1,5m de distância.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todo ciclista deve usar campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. Outros elementos complementares também ajudam a aumentar a segurança no período noturno

ROUPAS: Procure sempre usar roupas claras e chamativas, se possível com faixas refletivas. Elas fazem com que o ciclista seja visto em lugares mais escuros e mesmo à distância.

CAPACETE E LUVA: Usar capacete com fitas refletivas ajuda na sinalização. As luvas também são importantes para proteger as mãos em caso de quedas.

ILUMINAÇÃO: Nem sempre a iluminação do trecho é suficiente, por isso, é importante investir em sistemas de iluminação com LED, faróis e lanternas

APITO: O uso de um apito ajuda chamar a atenção em situações  emergência e insegurança, atuando além da campainha obrigatória.

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