Alexandre Santana, do INSS, com seu João; post do colega Kennedy Afonso sobre caso repercutiu
Uma postagem no Facebook, feita por um funcionário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), provocou furor nas redes sociais e ganhou destaque na imprensa internacional: um homem com incríveis 131 anos de idade, o mais velho do mundo, viveria à beira de um rio no interior do Acre, em um pequeno povoado em plena Floresta Amazônica.
Os indícios parecem corroborar a idade de José Coelho de Souza, conhecido como seu João, morador de Estirão do Alcântara, comunidade localizada a mais de 30 minutos de barco do município de Sena Madureira, no limite com o Amazonas: sua certidão de nascimento e sua carteira de trabalho marcam como sua data de nascimento o impressionante dia 10 de março de 1884 – quatro anos antes da Abolição da Escravatura no Brasil, por exemplo.
“Os sinais mostram uma história que não fecha: a mulher (de seu João) está na casa dos 60 anos e uma filha, nos 30. Pode se tratar de um caso de equívoco na documentação”, acrescenta.
Há mesmo lacunas na história de seu João: natural de Meruoca, no interior do Ceará, ele teria obtido sua primeira certidão de nascimento só no Acre, em 1974. Na época, quando teria teoricamente 90 anos, se casou pela primeira e única vez. Sua mulher, com quem tem três filhos e cinco netos, tem hoje 62 anos.
Cirlene de Oliveira Souza, de 30 anos, filha mais nova do casal – e que teria nascido quando o pai tinha 101 anos –, contou à BBC Brasil que ele sempre desconheceu sua data de nascimento e foi registrado por uma irmã mais velha.
“Ele disse que o pai dele faleceu quando ele era pequeno. E aí, com o tempo, se separou da mãe dele, que foi para um canto, e ele para outro. Então (a idade) era pelo que a irmã mais velha dele falava.”
Seu João, diz Cirlene, hoje fala pouco e em parte das vezes não consegue se alimentar sozinho. “Tem momentos que ele reage quando falamos com ele; em outros, não.” Seu pai não é examinado por um médico há pelo menos três anos, conta.
Em tempo: na lista de 50 pessoas mais velhas do mundo, liderada pela americana Susannah Mushatt Jones, de 116 anos, há apenas um homem, o japonês Yasutaro Koide, que completa 113 em março e ocupa o 22º lugar.
Segundo o Guinness Book, a francesa Jeanne Louise Calment detém o título de pessoa que mais tempo viveu em toda a história (ao menos comprovadamente): ela morreu em 1997, aos 122 anos e 164 dias de idade.