Entrevista com o DR. TIAGO MIERZWA UROLOGISTA E ANDROLOGISTA

A Urologia é a especialidade cirúrgica responsável pelo cuidado do trato urinário de homens e mulheres, já a  Andrologia é uma subespecialidade da Urologia que se destina ao cuidado dos distúrbios sexuais e reprodutivos do homem. As principais condições tratadas pelo andrologista são a disfunção erétil e implante de próteses penianas, distúrbios da ejaculação, correção das deformidades penianas, deficiência de testosterona e sua reposição e a infertilidade conjugal devido a fator masculino.

  1. O que é Disfunção Erétil ?

Dr Tiago : Disfunção Erétil (DE) é a incapacidade persistente em obter e manter uma ereção suficiente para permitir uma relação sexual satisfatória. É uma condição muito prevalente, com estudos evidenciando que mais de 50% dos homens adultos apresentam-na em algum grau.

Essa condição tão frequente pode afetar gravemente a saúde física e psicológica do paciente, influenciando a qualidade de vida tanto do paciente quanto da parceria.

Muitos acreditam que a disfunção erétil é parte inevitável do envelhecimento, mas não é! Embora o problema se torne mais comum à medida que os homens envelhecem, ele pode ser provocado por vários fatores.

A disfunção pode ser ainda, um sinal de alerta precoce para problemas cardiovasculares. As artérias do pênis são semelhantes às coronárias (artérias do coração), porém, no pênis elas são de menor calibre e sua obstrução pode apresentar sintomas muitas vezes antes de qualquer sintoma cardíaco.

  • Quais são essas  causas?

Dr Tiago : As principais doenças são classificadas em 4 grandes grupos:

Vasculares: Quando o fluxo sanguíneo no pênis é reduzido. Os fatores de risco para este cenário são hipertensão arterial, diabetes, aumentos dos níveis de colesterol, obesidade e tabagismo.

Neurológica: Quando os impulsos nervosos do cérebro ou da medula espinhal não chegam ao pênis, por alguma doença (diabetes), lesão neural traumática ou cirúrgica, como para o tratamento do câncer de próstata;

Hormonais: como distúrbios de testosterona e tireóide.

Psicogênica: Com o estresse ou por motivos emocionais, sendo essa, uma das causas mais importantes.

Além dessas, o uso de alguns medicamentos, traumatismo e doenças estruturais também podem levar a DE. É importante analisar o que pode estar por trás da disfunção:

Diabetes; Pressão alta; Depressão; Medicamentos; Cirurgia de próstata; Doenças renais; Alcoolismo crônico; Esclerose múltipla; Hábitos e estilo de vida.

  • Como tratar essa disfunção ?

Dr Tiago : O tratamento deve ser individualizado a cada caso, para que possam ser avaliados e tratados de forma adequada. Após uma avaliação de tratamento de causas base, normalmente se inicia com melhoras de hábitos de vida e tratamentos não medicamentosos aliados a medicações orais. Quando esses tratamentos não são efetivos, são contra indicados ou intoleráveis pelo paciente, devemos nos preparar outras linhas de tratamentos, que podem ser medicações injetáveis ou próteses penianas.

O que é e quando são indicadas as  Próteses Penianas ?

Dr Tiago : A prótese peniana é considerada como tratamento definitivo é indicada para pacientes com disfunção erétil grave, que falharam ou não podem fazer uso de outros tratamentos.

Os dois principais modelos de próteses penianas são:⠀

– Prótese peniana inflável – é mais discreta e tem a possibilidade de inflar e retomar a flacidez completa do pênis quando for mais conveniente para o paciente. Possui 3 componentes e se assemelha mais a ereção natural.

– Prótese maleável ou semirrígida – por meio do implante de 2 cilindros de silicone com fio de liga metálica, permitimos uma rigidez peniana para penetração. Como tem boa maleabilidade, é mais simples de manusear e de fácil uso. Indicada principalmente para pacientes com menores destrezas manuais.

Dr. Tiago Cesar Mierzwa é Urologista e Andrologista. CRM-PR 32299 – RQE 24845 Medicina Sexual e Reprodutiva do Homem

Especialista com foco em medicina sexual e reprodutiva do homem. Possui grande experiência em tratamento de curvatura peniana e implante de prótese peniana com técnica infrapubica – minimamente invasiva, assim como grande experiência em microcirurgia, que é de fundamental para o sucesso da reversão de vasectomia e tratamento de varicocele.

Realizou seu treinamento em Andrologia no Projeto ALFA (Aliança de Laboratórios de Fertilização Assistida) em São Paulo. Após essa formação realizou Observership em Medicina Sexual na Rush University – Chicago – EUA. Nos últimos anos manteve seu aperfeiçoamento com treinamentos em Barcelona, Chicago e São Paulo.

Mais informações :  https://andrologia.curitiba.br/

Serviços e Agendamentos :

Endereço: R. Portugal, 307 – São Francisco, Curitiba – PR, 80510-280

Telefone: (41) 3074-7496/ (41) 99713-8434

Post Anterior
Próximo Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 2 =