Técnica Vidro Fusão e Mosaico- Artista plástica Denise Nissen

Denise Nissen iniciou suas atividades artísticas no Centro de Artes da Biblioteca Pública do Paraná na década de 80 e posteriormente no Centro de Criatividade do Parque São Lourenço de Curitiba, no Paraná. Ela desenvolveu diversas técnicas, incluindo cerâmica, esmaltação, gravura em metal, xilogravura, escultura em mármore e bronze, entre outras técnicas de artesanato. No Atelier Vidros Mais Vidros de Loire Nissen, ela aprendeu a técnica de vitrofusão, que se tornou seu ofício e que ela também compartilha com outras pessoas em cursos que ministra em seu ateliê de artes ARAX.

Vidro fusão é uma técnica que consiste em moldagem e pigmentação do vidro em chapas nos fornos em uma faixa de temperatura de 720° a 950°C, aplicando esmaltes vitrificáveis e outros materiais no vidro, para obtenção de efeitos exclusivos desta técnica.

Existem indícios que a técnica já era empregada de forma rudimentar nos vitrais orientais do século IX. Seus fundamentos também estavam presentes na fabricação de janelas pelos romanos, que data de 1065 d.C. Prosseguindo pela idade média, seguiu evoluindo com as inúmeras possibilidades técnicas, trazida com o Renascimento, para as vidrarias do mundo.

A técnica utilizada  em  vidro fusão consiste na moldagem e pigmentação do vidro em chapas, utilizando fornos em uma faixa de temperatura de 720°C a 950°C. Durante o processo, são aplicados esmaltes vitrificáveis e outros materiais no vidro para obter efeitos exclusivos. Essa técnica é utilizada por artistas plásticos, como Denise Nissen, que desenvolvem peças e projetos autorais em vidro e mosaico

https://www.facebook.com/atelierdenisenissen/

https://www.instagram.com/arax_athelier/

Rua Nilo Peçanha, 2171, Curitiba, PR, Brasil

(41) 3086-2992

atelier.denise@terra.com.br

Post Anterior
Próximo Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × um =