Grupo Editorial Appris se destaca com a indicação de sete obras entre os semifinalistas na primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024.

Os sete livros semifinalistas do Grupo Appris abordam temas que vão de saúde à diversidade racial e direitos de povos indígenas.  Mundo dos Alimentos em Transformação: mesmos pratos. Novos ingredientes, processos e atores”, de John Wilkinson (categoria Antropologia, Sociologia, Demografia, Ciência Política e Relações Internacionais) traz o olhar do autor, com pós-doutorado em Sociologia Econômica pela Universidade de Paris XIII, sobre o futuro do sistema agroalimentar global.  Já o livro “Contatando “brancos” e demarcando terras: narrativas xavantes sobre sua história”, de Sílvia Clímaco Mattos (categoria  História e Arqueologia), doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (UnB), apresenta narrativas com velhos indígenas das terras Parabubure e São Marcos sobre os primeiros contatos com os “brancos”, entre as décadas de 1940 e 1950 e processos históricos que culminaram nas demarcações dessas terras pelo Estado brasileiro, na década de 1970.

Em “Geopolítica do narcotráfico na Amazônia” o autor Aiala Colares Oliveira Couto (categoria Geografia e Geociências) mostra a expansão das redes ilegais, bem como a crescente presença de facções criminosas nos estados e municípios da região. O autor é pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e da Rede de Observatórios em Segurança e Doutor em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

As outras obras indicadas como semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024 da Appris são  “A Escola de Ulm: 1953-1968”, de Rodrigo Otávio da Silva Paiva (categoria Arquitetura, Urbanismo, Design e Planejamento Urbano e Regional;  “Os Donos da Rua: representatividade racial e as transformações do protagonismo negro no universo Turma da Mônica”, de Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva (categoria Comunicação e Informação); Um olhar para as crianças imigrantes em escolas brasileiras”, de  Sandra Felício Roldão e Veronica Branco (categoria Educação e Ensino) e  “Toque Terapêutico: ciência e sensibilidade. Conquiste saúde, ganho de movimento, consciência corporal e alívio de dor”, de Wilson Cezar Garves (categoria Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional).

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