Estima-se que 20% a 25% das mulheres adultas e 10% a 15% dos homens apresentem veias varicosas. As veias varicosas são veias dilatadas no subcutâneo, com diâmetro de 3 mm (em pé), ou seja são visíveis e por vezes salientes.
Segundo o Dr. Emerson Shimada, especializado em angiologia e cirurgia vascular. “O tratamento clínico das veias varicosas envolve uso de medicamentos, compressão elástica, alimentação saudável, controle de peso e prática de exercícios físicos. “
Em relação às varizes, em países onde há maior exposição ao sol, cada vez mais as pessoas se atentam para os cuidados com as pernas, uma vez que tendem a usar roupas mais confortáveis, como shorts, vestidos e saias. Tudo isso se reflete na grande procura de atendimentos para tratamento estético de varizes. Porém, vale lembrar que antes do apelo estético é importante destacar que a doença de varizes pode causar diversas complicações, como por exemplo a trombose e flebite.
A trombose venosa que é uma doença causada por uma coagulação no interior dos vasos e ocorre principalmente nas veias das pernas (mais de 90%) pode levar a um quadro de dor e inchaço ou edema devido a inflamação e obstrução das veias.
Os principais fatores de risco para a trombose venosa são o uso de anticoncepcionais hormonais, tabagismo, obesidade, presença de varizes, história prévia ou familiar (hereditária) e câncer. Há também outros fatores que podem aumentar o risco para a trombose, tais como traumas graves, imobilizações prolongadas e até mesmo em viagens aéreas longas.
A complicação mais temida é a embolia pulmonar, pois na maioria das vezes pode matar. Isso acontece devido ao desprendimento de um coágulo e a sua migração até o pulmão. Outras complicações da trombose são decorrentes da síndrome pós trombótica, como o escurecimento da pele e a presença de úlceras em fases mais tardias.
O diagnóstico pode ser realizado através de exame clínico e ultra-som (eco doppler ou doppler) das pernas.
A trombose venosa tem cura e o seu tratamento clínico em fase aguda é feito com uso de anticoagulantes ou trombolíticos. Excepcionalmente é indicado o tratamento cirúrgico.
O tratamento cirúrgico das varizes, em virtude das múltiplas apresentações clínicas, dispõe atualmente de uma variedade de técnicas. Hoje em dia esse tratamento é voltado tanto para doenças avançadas como para as iniciais, sempre levando em conta os sintomas do paciente. Técnicas operatórias atuais utilizam procedimentos menos invasivos, como o laser, a radiofrequência e espuma densa para o tratamento das varizes, assim, em muitos casos, sem precisar de internamento hospitalar. Estudos têm consistentemente demonstrado benefícios imediatos (menor dor e retorno precoce às atividades habituais) com essas técnicas minimamente invasivas.
A escleroterapia ou aplicação de vasinhos é um tratamento médico destinado a eliminar telangiectasias (varicoses) ou popularmente conhecido como “vasinhos nas pernas”. É importante deixar claro que apesar de parecer um simples problema estético, esses vasinhos podem estar relacionados a outras doenças venosas, como a insuficiência de veias safenas ou de veias profundas da perna. Por isso é imprescindível uma avaliação rigorosa com especialista em angiologia e cirurgia vascular antes de iniciar o seu tratamento.
Dr. Emerson Shimada Graduação em Medicina na Universidade Federal da Grande Dourados MS. Internato no Hospital Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre RS.
Residência Médica MEC em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular na Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa PR.
Ecografia Vascular na EURP – Ribeirão Preto SP. Especialização em Cirurgia Endovascular na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular SBACV.
Agendamentos: Clinica Shimada
Endereço: ALA DOC – Av. Visc. de Guarapuava, 4628 – sala 811 – Batel
Telefone: (41) 3095-7880 www.clinicashimada.com
Especialista em angiologia e cirurgia vascular