Designer floral, ou artista floral, é o profissional que trabalha com a composição de arranjos, peças e decorações de ambiente que têm as flores como matéria-prima.
As peças florais podem ser clássicas, bucólicas, rústicas, sofisticadas, divertidas, desconstruídas e tantas outras possibilidades.
Já faz muito tempo que o ser humano utiliza flores para conectar se com a natureza, com o divino , em celebrações especiais ou mesmo presentear como prova de amor e carinho.
Artista Floral Ana Franco – da Flores e Flores há 33 anos na profissão , aprendeu o oficio com sua mãe , a florista mistura técnica e arte na produção de arranjos, dentre elas arte floral holandesa com predominância das flores alstroemeria e gipsófila tanto em arranjos como em buque para noivas .
Os arranjos florais são presença obrigatória em eventos, datas comemorativas e momentos especiais
A profissão de florista, com a elaboração e o uso de arranjos florais, existe desde a antiguidade. Os egípcios já usavam coroas de flores, para ornamentar suas cabeças, e vasos com flores, para decorar os ambientes há séculos. Os gregos usavam guirlandas e os romanos decoravam os salões com flores e bouquets.
As flores sempre nos encantam pelas suas cores, perfume e formas. Muitas vezes, eternizados pelas mãos de pintores famosos, os arranjos florais são presença obrigatória em eventos de bom gosto, em datas comemorativas e nos momentos especiais de nossas vidas.
“ é muito importante avaliar as flores num arranjo , como corte do caule das flores, a durabilidade, pós corte porque os consumidores estão cada vez mais exigentes. As pessoas querem ter arranjos que fiquem bonitos e frescos durante todo o evento, ou que permaneçam bonitos, por vários dias, em casa”. Informou Ana Franco
A montagem dos arranjos florais é um ato de criação que envolve arte, técnica e bom gosto. A qualidade desses produtos refere-se ao aspecto estético, ou seja, à beleza do arranjo, e, também, à durabilidade das flores.
Ana Franco ao elaborá-los, utiliza da sua expertise , bom gosto e criatividade , uma arte se tratando de conceitos de estética, composição, preparação e conservação das flores.
Decoração de eventos
As festas e eventos são um dos terrenos mais férteis para quem quer trabalhar com design floral. Com exceção do período de isolamento social, em que as festas e aglomerações foram suspensas, este tende a ser um setor de procura contínua, por mais que as modas e tendências de decoração possam se alternar.
Para trabalhar com esse nicho é preciso, também, dominar conceitos de design de interiores, afinal os arranjos florais deverão fazer parte de toda a decoração. Nesses casos, a atenção do profissional não deve estar tanto com a unicidade de cada arranjo, mas com a criação de peças que deverão compor o ambiente da festa.
O mercado de flores tem um grande impacto na economia de todo o país. Segundo dados do Ibraflor, a indústria floral “é responsável por 209.000 empregos diretos, dos quais 81.000 (38,76%) relativos à produção, 9.000 (4,31%) à distribuição, 112.000 (53,59%) no varejo e 7.000 (3%) em outras funções, em maior parte como apoio”. O instituto também calcula que o setor contabiliza aproximadamente 800.000 empregos indiretos.
Ainda de acordo com o Ibraflor, o mercado de flores foi responsável pela circulação de cerca de R$ 11 bilhões em 2021. Esse valor abarca toda a cadeia, desde o plantio até o consumidor final. A decoração de eventos recebeu cerca de 30% dessa quantia, enquanto as floriculturas movimentaram 17% do mercado, ou seja, quase R$ 2 bilhões em todo país.
Serviço : Ana Franco – Flores e Flores
Whatsapp : 41 99935-7394