Entrevista com Fernando Shimoda, quiropraxista com formação internacional, revela como a manipulação correta da coluna vertebral pode transformar vidas — e já mudou a de muitos pacientes.
Com mais de uma década de estudos e práticas no Japão e no Brasil, Fernando Shimoda é hoje referência em técnicas de ajuste vertebral e tratamento de disfunções neuromusculoesqueléticas. À frente da clínica Shimoda Quiropraxia, ele combina conhecimento milenar e práticas contemporâneas para devolver qualidade de vida a seus pacientes — sem o uso de medicamentos.
Em entrevista exclusiva, Fernando explica a importância do alinhamento da coluna para a saúde do corpo e fala sobre os benefícios que a Quiropraxia pode trazer até mesmo para problemas aparentemente distantes da coluna, como dores na articulação temporomandibular (ATM).
FB – Como começou sua trajetória na área da saúde?
Fernando Shimoda: Minha formação começou no Japão, onde estudei Massoterapia na Ohmachi Clinic e Shiatsu na Toyo Seitai, em Hamamatsu. Ao voltar para o Brasil, aperfeiçoei meus conhecimentos na Escola Ibrate, o que me levou a ser contratado pelo Japan Chiropractic Center. Lá, durante seis anos, mergulhei profundamente no universo da Quiropraxia. Sempre acreditei que o corpo tem a capacidade natural de se curar — e a Quiropraxia é uma ferramenta fundamental para isso.
FB – Para quem a Quiropraxia é indicada?
Fernando Shimoda:
Todos podem se beneficiar: crianças, adultos, idosos e atletas. Adaptamos as técnicas conforme a faixa etária e a necessidade específica de cada paciente. Desde dores na lombar, ciático e torcicolos até sintomas como cefaleia e tensões musculares, o tratamento busca não apenas aliviar a dor, mas corrigir a origem do problema.
FB – A Quiropraxia pode ajudar em casos de dores na ATM?
Fernando Shimoda:
Sem dúvida. Muitos casos de disfunção da ATM têm relação com desalinhamentos posturais, especialmente na coluna cervical. Uma abordagem quiroprática adequada reduz a tensão, melhora o funcionamento das articulações e alivia rapidamente sintomas como estalos, dor ao mastigar e limitação de movimentos.
FB – Quais problemas mais comuns você trata na clínica?
Fernando Shimoda:
Além dos casos de ATM, as queixas mais comuns incluem dores lombares, hérnias de disco, dores no pescoço, torcicolos, dores de cabeça tensionais e lesões esportivas. A Quiropraxia também é extremamente eficaz na prevenção, ajudando a manter a saúde e o equilíbrio do corpo como um todo.
FB -A prática é reconhecida internacionalmente?
Fernando Shimoda:
Sim. A Quiropraxia tem reconhecimento mundial, estando estabelecida em mais de 60 países. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a Quiropraxia como uma profissão de saúde distinta, e no Brasil a Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ) é filiada à Federação Mundial de Quiropraxia.
Embora ainda não regulamentada formalmente no Brasil, o cenário está prestes a mudar: o Projeto de Lei 4199/2001, que reconhece e organiza a profissão de quiropraxista no país, já está pronto para ser votado no Plenário da Câmara dos Deputados. Esse é um passo fundamental para consolidar a prática como uma atividade essencial para a promoção da saúde integral e para ampliar o acesso da população a terapias que tratam a raiz dos problemas, e não apenas os sintomas.
Relato de Paciente: A Transformação de Susy Pires
“Cheguei à clínica com fortes dores no maxilar e estalos constantes ao abrir a boca. Após apenas uma sessão de ajuste com o Dr. Fernando Shimoda, percebi uma redução significativa dos estalos e da dor. Foi um alívio imediato que nenhuma medicação havia proporcionado até então. Continuo o tratamento e me sinto cada dia melhor!”
Serviço : Shimoda Quiropraxia – Água Verde Curitiba Pr
Av República Argentina 1336, sala 426 – (41) 98820-2234
Shimoda Quiropraxia – Jardim das Américas Curitiba Pr
Rua Francisco Maravalhas 267 sobrado 1
Agendamentos : (41) 98820-2234