O que você precisa saber sobre queda de cabelo e como tratar .

Entrevista com a  DRA SIMONE DUARTE  – Especialista em Nutrologia – TERAPIA NUTRICIONAL TOTAL pós graduação em medicina esportiva , Pós graduação em medicina intensiva. CRM – Pr 24351/ CRM – SC 15325 RQE 11270

Sofremos com queda diária de até 100 fios por dia ( em pessoas que têm abundancia  de fios. –  considerado normal, pois crescem de volta. Para um fio novo nascer, o anterior deve morrer. Todos em fases diferentes e dias diferentes. Por isso, sempre tem cabelo na sua cabeça! De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o ciclo do cabelo é dividido em três fases: Anágena (crescimento do fio) Catágena (regressão. A morte do fio) Telógena (quando o fio novo ‘empurra’ o fio morto e esse cai).

  1. Qual é a principal causa de queda de cabelos ? É a genética. Chama-se alopécia androgenética.

Em metade dos homens a partir dos 40 anos. Poucas mulheres sofrem de alopecia androgenética, mas muitas têm alopecia da menopausa ou senil. De tal forma que queixa de perda de cabelos ou o enfraquecimento dos fios é reportado por  75% das mulheres com mais 60 anos, por causa da alteração hormonal.

  • Outros motivos para a queda acentuada dos fios. Dentre os quais:

Algumas doenças como problemas de tireóide, diabetes ou lúpus. O uso de alguns medicamentos, tratamento quimioterápico, o estresse, dieta pobre em proteínas, histórico familiar ou má nutrição. Pós-gestacionais, menopausa e transtorno alimentar também estão incluídos nas possíveis motivações da queda dos fios.

2 ) O QUE FAZER PARA CORRIGIR A QUEDA DE CABELO?

Vá ao médico!  Fazer uma pesquisa de alterações hormonais, estudar  doenças, falta de vitaminas no corpo, são as investigações da nutrologia.

 Qualquer pessoa que tenha problemas com a queda de cabelo deve procurar um dermatologista, tricologista e nutrólogo.   Algumas dietas podem causar queda de cabelo. Assim como alguns alimentos podem parar essa perda. Os vegetarianos podem obter mais proteína adicionando nozes, sementes e feijões à sua dieta.

A falta de ferro também pode levar à perda de cabelo. Boas fontes vegetarianas de ferro são cereais fortificados com ferro, soja, sementes de abóbora, feijão branco, lentilha e espinafre. Ostras e carnes encabeçam a lista de boas fontes animais de ferro.

  1. Hábitos ruins como o cigarro e bebidas alcoólicas .

Alguns estudos mostram que o cigarro prejudica a circulação sanguínea, então o aporte de nutrientes ao couro cabeludo é diminuído.

  • Penteados e processos químicos

Prender o cabelo com rabo de cavalo muito apertado ou uma trança muito forte pode causar a alopecia de tração; da mesma forma, tome cuidado com processos químicos (alisamentos, coloração e descoloração) em excesso. O cabelo sofre desproteinização, ocasionando ruptura dos fios por agressão da cutícula.

3) Quais são os TRATAMENTOS ATUALIZADOS ?

Somente três tratamentos são aprovados pelo FDA (Food And Drug Administration) para combater o problema da queda capilar.

No geral, os tratamentos baseiam-se em estimulantes do crescimento dos fios e aumento da oxigenação local e aporte de nutrientes (como o Minoxidil e LLLT) e em bloqueadores hormonais específicos para mulheres e homens . O uso de corticosteróides, são em casos de inflamação no corpo e couro cabeludo, quando o paciente tem doenças auto imune. Em casos de alopécia areata, por exemplo.

4) Quais são os tratamentos  capilares  que você indica?

São individualizados de acordo com a necessidade do paciente. As principais opções de tratamentos em consultório incluem lasers, Plasma Rico em Plaquetas (apenas no exterior), intradermoterapia, microagulhamento com ou sem drug delivery e LEDterapia profissional.

Na área de nutrologia,  fazer um Check-up completo do paciente, a indicação de reposição de nutrientes específicos através de soroterapia, injeção intra muscular,  reposição hormonal e suplementação, são fundamentais para que a doença de base não ocasione mais a queda do cabelo.

Serviço e Agendamentos  : Linnus Institute Consultório médico

Endereço: R. Ângelo Maestrelli, 20 – Bigorrilho, Curitiba – PR, 80710-550

Telefone: (41) 3077-0300

Post Anterior
Próximo Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + dezenove =